Nome popular: Piavuçu
Nome científico: Leporinus macrocephalus
Família: Anostomidae
Distribuição geográfica: Bacia do Prata.
Descrição: Peixe de escamas; corpo curto e grosso; boca grande e terminal. A coloração é cinza escuro, principalmente por causa da borda lateral escura das escamas. Indivíduos jovens podem apresentar barras transversais nos flancos; os adultos apresentam três manchas escuras, alongadas verticalmente, sendo a mais posterior algumas vezes difusa; indivíduos muito grandes não apresentam barras nem manchas. Alcança 60 cm de comprimento total.
Ecologia: Espécie onívora, com tendência a herbívora; pode ser capturada na beira e no canal dos rios, nas baias e a jusante de quedas d´água, principalmente nas proximidades da vegetação. No Pantanal, proporciona muita emoção nas pescarias de barranco.
Equipamentos: Varas de ação média com carretilha/molinete; linhas de 12 a 14 lb.; anzóis até o nº 2/0; e, chumbada leve. Nas pescarias de barranco recomenda-se o uso de vara de bambu.
Iscas: Minhocuçu, caramujo, caranguejo, milho e bolinhas de massa de farinha.
Dicas: Principalmente quando se pesca com caranguejo, o piavuçu tem o costume de beliscar a isca por partes, sem pegar muito firme. Por esse motivo, o pescador tem que ficar muito atento ao momento certo de fisgar.