Nome popular: Curimbatá, Curimatã, Curimatá, Curimba, Papa-Terra
 
Nome científico: Prochilodus spp.
 
Família: Prochilodontidae
 
Distribuição geográfica: Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins (P. nigricans), Prata (P. lineatus, P. scrofa, P. platensis) e São Francisco (Curimatá-pacu, P. Marggravil, P. affinis, P. vimboides). Foram introduzidas nos açudes do Nordeste.
 
Descrição: Peixes de escamas. A principal característica da família é a boca protrátil, em forma de ventosa, com lábios carnosos, sobre os quais estão implantados numerosos dentes diminutos dispostos em fileiras. As escamas são ásperas e a coloração é prateada. A altura do corpo e o comprimento variam com a espécie. Pode alcançar de 30 a 80 cm de comprimento total dependendo da espécie.
 
Ecologia: Espécies detritívoras, alimentam-se de matéria orgânica e micro-organismos associados à lama do fundo de lagos e margens de rios. Realizam longas migrações reprodutivas. São capturadas em grandes cardumes, sendo espécies importantes comercialmente, principalmente para as populações de baixa renda.
 
Equipamentos: O equipamento do tipo médio/pesado, já que é um peixe de grande porte; linhas de 17, 20, 25 a 30 lb., preparadas com empates e anzóis de nº 6/0 a 10/0.
 
Iscas: É capturado principalmente com iscas naturais de peixes, como sarapós, muçum, tuviras, lambaris, piaus, curimbatás e minhocuçu. Também podem ser utilizadas iscas artificiais, como plugs de meia água e de fundo, principalmente em lagos, lagoas e nas praias, mas, nesse caso, as iscas devem ser trabalhadas bem próximas ao fundo.
 
Dicas: Os cuidados ao manusear esse peixe devem ser redobrados, por causa dos espinhos das nadadeiras peitorais e dorsal.
Curimbatá
contato@livefish.com.br
Azza Tecnologia da Informação © 2017
(19)   3056.2161
(19) 99.133-3828
(19) 99.717-0071
CONTATO
ish
ive
Piscicultura